1 de setembro de 2011
A solidão dentro de Nós.
O que é a solidão? Muitas pessoas dizem que é estar sozinho, sem companhia alguma. Geralmente, o dicionário traz a solidão como uma sensação ou situação de quem vive isolado do mundo. Mas a solidão é mais do que isso; ela é uma doença, uma espécie de câncer que pouco a pouco vai destruindo a alma da pessoa que cai em suas garras.
Vocação e felicidade.
No diálogo Sobre a velhice, de Cícero, maior orador romano, encontra-se este pensamento muito apropriado para quem deseja refletir sobre sua vocação cristã e humana neste mês vocacional: "Vivi de tal forma, que sinto não ter nascido em vão".

E qual é esse modo? É caminhar atento às solicitações do cotidiano, sem aguardar oportunidade de realizar façanhas notáveis. Estas, às vezes, são pedidas, mas não são o apelo mais comum no trivial da vida.
Entretanto o ser humano também está aqui para ser relativamente feliz, como antecipação da eterna bem-aventurança. E não há como viver a paz do Ressuscitado quando se deixam espaços vazios na sua vida.
D. Geraldo Magella Agnelo
Cardeal Arcebispo Emérito de Salvador

A solidão é a doença mais letal. Sem alguém que nos olhe, somos invisíveis; sem alguém que nos ouça, somos mudos. Quando ficamos absolutamente sós, somos totalmente frágeis e vulneráveis. É preciso que não nos deixemos cair nesta armadilha. Temos que ter consciência de que devemos usar a solidão e não sermos usados por ela. A solidão, quando se instala no coração de alguém, torna-se um câncer que vai destruindo, lentamente, o ser humano. Assim este se fecha para tudo e para todos; sente inveja da felicidade das pessoas e, muitas das vezes, quer destruir-la.
Infelizmente, vários fatores contribuem para que uma pessoa se isole de tudo. Alguns são: frustração, infelicidade na família e, inenarráveis vezes, perdas de pessoas que amamos muito. A pessoa isolada não consegue resistir por muito tempo às solicitações do mundo. Não pense que, só porque vemos uma pessoa rodeada de outras pessoas, que ela não esta isolada. Um mais um nem sempre são dois. Às vezes, podemos estar no meio de muitas pessoas, porem isso não quer dizer que não estejamos sozinhos.
Não estamos à sós. Há pessoas que nunca desistem de nós, sempre estão lá tentando nos tirar da solidão, tentado mostrar que podemos ser salvos, dando todo o seu amor, mesmo que não o demonstremos da mesma maneira. A vida solitária não tem sentido. Viver sem amor não é viver. É apenas uma forma de existir. Devemos abrir o nosso coração, os nossos olhos, lutarmos contra esta solidão que, de alguma forma, já esta dentro de nós. Tenha certeza de que, se você abrir o seu coração e seus olhos, verá que há alguém com a mão estendida para você. A decisão é sua.
Amauri Rezende de Andrade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário